Aplicativos corporativos personalizados: entenda o custo-benefício

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Aplicativos são uma excelente ferramenta para gestão empresarial. Mas você sabia que os aplicativos customizados, ou seja, aqueles criados dentro da empresa ou por um desenvolvedor terceirizado especificamente para necessidades da corporação, apresentam melhores resultados?
Segundo relatório da FileMaker, subsidiária da Apple, o uso de aplicativos personalizados contribui para o aumento da produtividade, da racionalização do trabalho e alcance de metas das equipes. Colocando essas informações em números, 71% das empresas relataram aumento da produtividade, 82% notaram redução nas tarefas ineficientes, 63% apontam melhorias na prestação de serviços e 60% apresentam maior ROI.
Antes de desenvolver um aplicativo customizado de gestão corporativa, algumas dicas podem ser levadas em conta, a fim de que se tire o máximo proveito do software em termos de eficiência e resultados:
- Ouvir a equipe: é importante ouvir os colaboradores a fim de entender seus interesses e necessidades, para que o…

Como otimizar resultados com e-mail marketing



O e-mail marketing é um dos canais mais assertivos na hora de enviar mensagens a targets específicos. Isso porque, além de contar com uma grande base de usuários, esse é um canal de relacionamento que permite alto grau de entrega e visualizações e, portanto, um recurso muito poderoso para melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar a conversão de vendas. Em virtude das ferramentas de envio de e-mails e automação de marketing, esse canal de comunicação não é mais considerado um meio invasivo e de massa, uma vez que as mensagens agora, quando enviadas ao target certo, são relevantes aos usuários.

Confira algumas vantagens de aderir ao uso do e-mail marketing nas estratégias da empresa:

Acesso
O e-mail é uma parte essencial das nossas atividades na internet, uma vez que ele está integrado a qualquer ação que fazemos em outros canais. Por isso, acessar o e-mail cotidianamente é comum para grande parte dos usuários.

Previsibilidade
Diferentemente de outros canais de comunicação, no e-mail marketing o alcance é previsível, pois você tem controle da quantidade de pessoas que receberão sua mensagem.

Flexibilidade
No e-mail, quem decide o layout e o conteúdo é o profissional responsável pelo envio. Ou seja, a equipe tem flexibilidade para enviar textos curtos ou longos ou adicionar imagens, vídeos, gifs e links, conforme o objetivo da mensagem.

Custo-benefício
Para iniciar uma estratégia de e-mail marketing é necessário um domínio, uma boa ferramenta de e-mail marketing e um profissional para executá-la. Esses recursos não demandam tanto investimento e provavelmente eles gerem um grande retorno financeiro.

O e-mail marketing não é apenas uma ferramenta de abordagem promocional e comercial, mas uma estratégia que permite uma comunicação pessoal com potenciais clientes. Por meio do e-mail marketing, é possível engajar, nutrir e educar leads, promover conteúdos, vender e, claro, se relacionar com os consumidores. Para começar a enviar e-mails, é necessário seguir algumas etapas:

Infra-estrutura
Comece colocando um campo para captura de e-mail no site, assim você criará uma lista de qualidade, apenas com pessoas interessadas em receber seu conteúdo.

Lista de e-mail
No momento de montar a lista de e-mails, é importante segmentar conforme o tipo de público, para que a comunicação seja mais eficaz no momento do envio. Para saber como separar seus e-mails, é importante ter alguma pergunta-chave no momento do cadastro do endereço em seu site.

Software de envio
Uma ferramenta que realize disparos de e-mails é um investimento necessário, mesmo que sua lista seja pequena. É possível optar por uma já existente no mercado ou por desenvolver uma personalizada, dependendo do porte e das necessidades da empresa. As vantagens de desenvolver um software personalizado é que ele terá funcionalidades específicas, poderá ser integrado ao CRM e tornará o contato com cada cliente mais efetivo.

Conteúdo
Em posse da ferramenta, é hora de começar a redigir o conteúdo do e-mail. Você pode começar a partir de uma template já existente, ou criar uma nova, conforme seu gosto. O formato responsivo é o que mais trará aberturas e cliques, pois ele se adapta a todos os dispositivos móveis, onde a maioria dos e-mails são lidos atualmente. Algumas dicas na criação do layout são abranger textos e imagens e ser simples e objetivo. Como a proposta de cada empresa é diferente e as listas de e-mails podem abranger públicos totalmente diferentes, o ideal é pensar no conteúdo de forma particular. A ferramenta permite diferentes tipos de abordagens, por isso é essencial testar o envio de várias formas de conteúdos, como atualizações de blog, newsletter, convites para eventos e nutrição de leads e verificar a que mais surte resultados positivos e tem a ver com a estratégia de marketing da empresa.

Acompanhamento
O acompanhamento é essencial para mensurar os resultados das campanhas de e-mail, avaliando a taxa de abertura, cliques, conversões ao site e compras. Essas informações são essenciais para saber o que está dando certo e quais pontos podem melhorar na sua estratégia.

Agora que você tem todas essas informações em mãos, é hora de começar a traçar sua estratégia. Boa sorte!


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