Transformação digital: é tempo de mudança

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A transformação digital nas corporações vai além do uso de redes sociais e compartilhamento de arquivos na nuvem: ela envolve a adoção de uma cultura digital para reestruturação e otimização dos processos internos, de forma a promover inovação no modelo de negócios, melhora da eficiência, aprimoramento da experiência do cliente, ampliação de vantagens competitivas e auxílio na tomada de decisões. Com a inovação desenfreada provocada pela tecnologia da informação e as pessoas nutrindo novas necessidades a todo o momento, as empresas devem estar atentas e preparadas para moldar os negócios constantemente.

A evolução digital viabiliza novas oportunidades e representa uma diferenciação no mercado. Os resultados podem ser constatados na prática: dentre os benefícios percebidos por empresas que já adotaram a transformação digital em seus modelos de negócios estão o aumento do market share, do engajamento do consumidor em canais digitais e do volume de tráfego na web/mobile, de acordo com p…

O que um chatbot pode fazer por sua empresa?

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O chatbot é uma espécie de assistente virtual que gerencia a troca de mensagens entre um robô e um usuário.

Esse tipo de software é relativamente novo no Brasil e pode ser um grande aliado das empresas, pois consegue responder às dúvidas dos clientes com agilidade e precisão. Para tal, o aplicativo é instalado nos canais de comunicação mais usados pelas corporações, como SMS, Facebook Messenger, WhatsApp e Telegram.

Dessa forma, quando um usuário entra em contato com a empresa, o software é acionado para responder às perguntas que estão a seu alcance. Existem chatbots bastantes simples, que funcionam utilizando algumas automatizações e respostas programadas, e outros mais complexos, que conseguem responder a uma série de perguntas, fazendo uso da inteligência artificial.

Por que aderir ao chatbot?

  • Versatilidade
Podem ser usados com diversas finalidades, como resolver dúvidas, agilizar interações, difundir conhecimentos, atender demandas, apresentar orientações, controlar processos, etc.

  • Acessibilidade
Por ser integrado às redes sociais já conhecidas pelos usuários, o chatbot oferece uma linguagem fácil e interface acessível.

  • Redução de custos
O software pode resolver demandas básicas sem o acionamento de um colaborador, diminuindo o fluxo de ligações e reduzindo custos com telefonia.

  • Personalizáveis
A empresa pode personalizar a linguagem do robô de acordo com seu posicionamento, seja ele descontraído ou sistemático.

  • Engajadores
Embora o atendimento seja realizado por um robô, ele pode ser totalmente pessoal. O uso da inteligência artificial faz com que o chatbot resolva as demandas do usuário utilizando uma linguagem que desperta o interesse e faz com que ele compartilhe sua experiência.

  • Disponibilidade
Ao incorporar um chatbot na sua empresa, a tendência é potencializar a qualidade do atendimento, no sentido de agilidade e volume. O software opera a qualquer hora do dia e pode suprir a ausência de um grande número de funcionários.

  • Podem realizar vendas
Os chatbots podem ser excelentes vendedores pois utilizam o histórico de compras e interações anteriores para oferecer produtos que são relevantes para o cliente.


O uso de chatbots é uma ótima alternativa para agilizar o atendimento, mas há casos em que a interação humana é imprescindível para resolver o problema do usuário. Demonstrar empatia pelas questões do cliente é algo que só pode ser realizado pelo atendimento humano.

Aproveitando o chatbot da maneira correta, ele se torna uma ferramenta indispensável à empresa e que pode ser útil em diversas situações.


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